quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Apenas no último round

Muitas pessoas deixam o tempo passar e se voltam para Deus apenas nos momentos de crise ou mesmo no leito de morte. Talvez pensam que é melhor aproveitar ao máximo tudo o que podem, e só no fim da vida vão pensar em Deus. Mas será que este pensamento encontra apoio na Bíblia? É possível alguém se arrepender no momento da morte e ainda desfrutar a mesma salvação de alguém que foi cristão durante muitos anos? Vamos analisar brevemente a ideia de conversões que acontecem apenas no "último round".

Certamente é possível que uma pessoa, no último momento de sua vida, se arrependa verdadeiramente, creia e seja justificada, recebendo o benefício da preciosa salvação. A Bíblia nos mostra um claro exemplo deste fato. Quando Jesus estava sendo crucificado no Calvário, um dos ladrões que estava ao seu lado implorou por perdão quando disse as palavras: “Senhor, lembra-te de mim, quando vieres no Teu reino.” Aquele ladrão se mostrou completamente indigno do favor de Deus, mas clamou por misericórdia. A resposta de Jesus foi imediata: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso.” Aquele homem foi salvo nos últimos momentos da sua vida. O presente da salvação foi dado e não lhe será tirado, porque ele recebeu esta promessa do próprio Senhor Jesus.

Mas precisamos entender que esta não é a regra geral, é uma exceção. A maioria das conversões registradas na Bíblia, principalmente no livro de Atos, revela a história de pessoas que tiveram tempo para servir a Deus através de testemunho e pregação do Evangelho. O apóstolo Paulo foi um exemplo notável de uma vida inteira dedicada ao serviço, após a sua conversão no caminho para Damasco. A partir daquele momento, Paulo passou a ser um perseguido por causa do Evangelho, mas levou a mensagem de salvação a muitas pessoas. Ele usou toda a sua vida para proclamar as boas novas aos pecadores e exortar as igrejas que ajudou a plantar.

Nas suas cartas, Paulo enfatizou que o homem precisa somente crer na obra de Cristo, pela fé. Isto é suficiente para salvação. Mas Jesus falou que devemos trabalhar e acumular tesouros no céu. Ele prometeu que haverá recompensas entregues ao seu povo, de acordo com o serviço desempenhado por cada um. É claro que você não chega ao céu por meio de suas obras, mas sua recompensa no céu será de acordo com o seu trabalho no reino de Deus. A Bíblia chama estas recompensas de galardões. Embora as pessoas podem se arrepender dos seus pecados e receber a salvação no leito de morte, se isto estiver nos propósitos de Deus, não há nada mais gratificante do que servir a Cristo fielmente por muitos e muitos anos.

Para finalizar, é muito importante lembrar que a obra de salvação é realizada pelo Espírito Santo de Deus na vida de uma pessoa. Não sou eu ou você que determinamos hora e lugar para aceitar o perdão de Deus. A salvação é um presente de Deus para o homem, mas não é o homem que determina o momento certo para receber este presente, ou ainda, se irá recebê-lo ou não. Então, não é aconselhável ficar confiando que irá receber este presente apenas no último suspiro. Pode ser que não haja nenhum presente para você. O melhor é viver com Cristo em todo o tempo que você estiver neste mundo, servindo ao Senhor e sendo usado no reino de Deus. É um enorme privilégio desfrutar da salvação e crescer no pleno conhecimento da graça, utilizando os dons de serviço que Deus outorga aos crentes.

Marcos Aurélio de Melo
Mensagem para Programa de Rádio

Nenhum comentário: