segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Os falsos pregadores

Diante de tantos pregadores hoje em dia, como podemos identificar os falsos líderes que existem? Muitas pessoas estão confusas a respeito de tantos pregadores na televisão, no rádio ou nas igrejas que afirmam ter a resposta certa. Mas Jesus nos advertiu que “falsos mestres e falsos profetas” virão e tentarão enganar até mesmo os eleitos de Deus (Mateus 24:23-27). Então, como podemos identificar os falsos mestres que dizem estar ensinando a Palavra de Deus?

Para melhor se prevenir contra a falsidade e contra falsos mestres você deve conhecer bem a verdade. As pessoas que desejam identificar uma cédula falsa precisam treinar bastante e perceber como é a cédula verdadeira. Assim também o crente precisa buscar conhecer melhor a verdade bíblica. A Bíblia diz que crente deve “manejar bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15). Portanto é fundamental estudar a Bíblia e julgar todo ensino de acordo com o que diz a Escritura.

Uma dica para identificar um falso pregador ou mestre é reconhecer se ele apresenta o Evangelho segundo as Escrituras. O Evangelho é a boa nova de Deus aos homens pecadores, que precisam ouvir a verdade sobre a sua situação diante de Deus e o que Jesus realizou ao morrer na cruz do calvário. Muitos falsos pregadores não se importam com a essência do Evangelho e apresentam outros meios para o homem obter comunhão com Deus. O problema é que Deus não permitiu a ninguém que alterasse o conteúdo do Evangelho e qualquer um que apresente outro ensino pode ser considerado um falso pregador.

Outra dica é observar se o pregador ou líder é cheio de cobiça e sempre busca conquistar vantagens financeiras. A Bíblia diz que muitas pessoas desviaram-se da fé porque amaram o dinheiro e se tornaram iludidos pela cobiça. O verdadeiro pregador e líder cristão reconhece que a sua suficiência vem somente de Deus e não dos bens que conquista neste mundo. Deus mostra na sua Palavra que o amor ao dinheiro é raiz de todos os males, e que as riquezas são passageiras. O líder cristão genuíno não pode usar o seu ministério como uma fonte de lucro porque isto não é aprovado por Deus. Porém, muitos líderes estão negociando a Palavra de Deus e atraindo multidões que desejam uma vida diferente, com promessas ilusórias e mentiras sobre prosperidade material. Na verdade, os bolsos deles é que estão cheios!

E por último observe se o pregador ou líder apresenta uma vida realmente transformada pelo Evangelho. Como é o testemunho deste pregador, ele é visto como alguém que de fato vive as mudanças na sua vida diária? Como é a sua vida em família, com sua esposa e seus filhos? A Bíblia diz que um líder na igreja de Deus deve ter um testemunho exemplar, que sabe governar bem sua família e que não é uma pessoa de contendas. Então observando estas dicas você poderá identificar se os pregadores com quem você tem algum tipo de contato são verdadeiros ou falsos mestres.

Nenhum comentário: