quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Soluções fáceis


Geralmente gostamos de soluções fáceis para problemas complexos. Na maioria das situações, não estamos dispostos a ir além do convencional e buscar resolver os problemas atacando a raiz. Preferimos a superficialidade e a conveniência das soluções que têm como fundamento a razão humana, não a divina. Depender da orientação da Palavra e dobrar nosso orgulho diante de Cristo, nos custa muito caro. Esta é razão porque decidimos seguir métodos ou estratégias superficiais na resolução de conflitos que surgem ao longo da vida. 

Mas a resposta bíblica para solução de problemas não é de modo nenhum convencional. Ela ultrapassa a fronteira do simplismo e perscruta o mais profundo da alma humana. Quando Deus disse para Moisés que exterminasse os rebeldes que fizeram para si um bezerro de ouro, certamente não foi uma medida fácil de implementar. Mas era a única solução referendada pela Palavra do Senhor, não havia alternativa. Outro exemplo: quando Paulo percebeu que o apóstolo Pedro tinha adotado algumas atitudes incompatíveis com a fé cristã, entendeu a necessidade de uma exortação sem rodeios. “Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque se tornara repreensível”(Gálatas 2:11).

O imediatismo tem produzido uma grande tragédia no seio da igreja. Na busca por soluções rápidas para o alívio imediato de situações complicadas, os cristãos têm andado em círculos e os problemas alcançam proporções ainda maiores, tal qual uma bola de neve. Podemos ter certeza de que, quando as respostas divinas são negligenciadas, o resultado não será nada alentador. Faz-se urgentemente necessário, portanto, que saiamos da zona de conforto e comodidade das soluções fáceis para problemas que exigem muito mais do que uma conversa superficial e repleta de pensamentos humanos. Confiar nas soluções simplistas forjadas pela sabedoria do homem, em detrimento da orientação que procede da boca de Deus, não nos levará a bom termo. Definitivamente, não!

Nenhum comentário: