terça-feira, 26 de junho de 2018

Vitória real e efetiva


Muito se fala de vitória hoje em dia. Em época de jogos de copa do mundo, a vitória do time preferido é aguardada e será bastante comemorada, mesmo que com base numa alegria passageira e superficial. É comum ver pessoas dizendo que estão vivendo em plena vitória, e que suas conquistas materiais mostram que são pessoas vitoriosas. Outros se mostram dispostos a buscar vários tipos de vitória: vitória financeira, vitória amorosa, vitória profissional, vitória empresarial ou até mesmo vitória política. Mas será se existe respaldo bíblico para a percepção que temos sobre o que é vitória? O que a Bíblia fala sobre vitória?
“Todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (I João 5:4)
Para o cristão, aquele que foi regenerado verdadeiramente por Cristo, vitória é não se deixar corromper pelos valores desse mundo ímpio. Vitória é não se deixar iludir pelas propostas de sucesso e felicidade que são populares neste século. Vida cristã vitoriosa é aquela que faz clara oposição aos inimigos da cruz de Cristo, é aquela que mostra um reflexo do zelo por aquilo que Deus diz na Sua Palavra e demonstra uma fé viva e jubilosa. A vitória que devemos evidenciar, como crentes, é este tipo de fé, que resplandece o conhecimento que temos de Deus e da salvação que nos alcançou por meio da graça.
Portanto, é simples diagnosticar se você está vivendo em vitória. O teste é este: o mundo, com suas paixões e concupiscências, corrompido e morto em delitos e pecados, tem grande influência sobre a sua vida, a ponto de você abrir concessões e permitir que o pecado encontre guarida em seu coração? Nada denuncia mais a nossa real condição de vitoriosos do que a rejeição que temos àquilo que é contrário ao que Deus ordena nas Escrituras. E nada denuncia mais a nossa condição de derrotados do que a afeição que temos ao que Deus abomina.
Em cada aspecto da vida podemos realizar esse teste e concluir qual a real condição da nossa alma perante o Senhor, seja de vitoriosos ou de derrotados. Quando o mundo e a nossa carnalidade imperam e têm a primazia, é sinal que estamos vivendo em derrota. Mas quando, pela graça divina e pelo poder do Espírito Santo, nos comprometemos a lutar e empreendemos verdadeira oposição ao mundo pecador, contra tudo aquilo que é antagônico a Deus, é sinal que a vitória é uma realidade para nós. Em Cristo podemos ser verdadeiramente vitoriosos, espalhando o bom perfume do Senhor por onde passarmos: “Graças, porém a Deus que, em Cristo, que sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. ” (1 Cor. 2:14).
Como diz a letra do hino CC 473 do Cantor Cristão: Sim, a luta do bem é suprema / Quando, sob o comando de Deus / A vitória é completa e segura / Porque temos a ajuda dos céus.

Nenhum comentário: