terça-feira, 26 de junho de 2018

Olhos desvendados


“Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei”(Salmo 119:18).

Sempre deveríamos orar assim quando abríssemos a Palavra de Deus. À “Lei” e aos “profetas” que formam o Antigo Testamento foram acrescentados os evangelhos e as epístolas do Novo Testamento, completando dessa maneira as maravilhas da revelação divina. Contudo, tais maravilhas seriam desconhecidas se o próprio Deus não abrisse os nossos olhos.

“Desvenda meus olhos.” A inteligência humana pode ver na Bíblia um livro notável. Muitas pessoas demonstram grande interesse nos livros históricos, nos elevados pensamentos das partes poéticas e morais, e na beleza sublime das histórias da vida de Jesus e no poder de argumentação do apóstolo Paulo. Mas se conformar com isso não seria útil. Os olhos abertos são os olhos da fé, que descobrem as maravilhas divinas. Não devemos nos aproximar da Bíblia em busca de informação, mas sobretudo de transformação. Nunca nos esqueçamos de que é o próprio Deus que se comunica por meio da Sua Palavra inspirada, nos mostrando as arestas que precisam ser aparadas em nosso viver, e a sujeira escondida em nossos corações que deve ser de pronto repelida.

A Bíblia não é somente um documento sobre o homem, um espelho da humanidade mais expressivo que qualquer outra obra literária, mas é a expressão do Deus vivo que Se revela. Ela nos comunica Seus pensamentos acerca do homem, criatura privilegiada que se perdeu, afastando-se de Deus. Fala sobre o maravilhoso projeto divino de Se relacionar conosco, desejo que O levou a enviar Seu próprio Filho, Jesus Cristo, para nos salvar morrendo na cruz. Pela Bíblia, Deus nos revela coisas sobre Si mesmo que a criação não pode nos dar a conhecer.

Portanto, não sejamos indolentes diante das Escrituras. Que sempre tenhamos corações férteis para receber a Palavra de modo a produzir frutos abundantes para honra e glória do Senhor. E que a nossa oração seja a mesma do salmista, para que as verdades bíblicas sejam evidentes no estudo e meditação pessoal da Bíblia.

Nenhum comentário: