sábado, 13 de junho de 2015

Resistindo à tentação


Diante dos assédios da esposa de Potifar o jovem José manteve-se íntegro e puro porque não queria desagradar ao Seu Deus. Deste episódio podemos extrair lições sobre a importância da santidade e pureza no meio de uma sociedade corrompida e sedutora.

Fica bem claro na história de José, que ele tinha um pensamento alinhado com a glória de Deus. Percebemos que a sua maior alegria era viver de modo agradável ao Senhor. Por isso quando foi assediado sexualmente pela mulher de Potifar, logo ele se lembrou que este ato seria uma afronta direta ao Senhor. Ele entendia que sua vida era um livro aberto diante do seu Deus. Muito embora a mulher de Potifar não se importasse com a integridade do seu casamento, José não via as coisas desta forma. A pureza de José diante das armadilhas sedutoras daquela mulher é um lembrete a todos nós sobre a importância da fidelidade e amor a Deus na luta contra o pecado.

Precisamos entender que a batalha pela pureza começa em nossas mentes (Mt. 5:28). Aquilo que é sensual e lascivo e alimenta as nossas mentes certamente trará prejuízos. Como diz o ditado: “Não podemos evitar que um pássaro voe sobre nossas cabeças, mas podemos evitar que ele faça um ninho”. Portanto, não flerte com o pecado. Não se deixe iludir pelas promessas de prazer fácil. A impureza sexual pode escravizar qualquer um de nós. Precisamos estar atentos a todo indício de imoralidade que esteja por perto, para que não sejamos enganados pela cobiça do nosso coração. Quando focamos a glória do Senhor e buscamos em tudo sermos agradáveis a Ele, lutaremos pela pureza em nosso viver e seremos vigilantes em todo tempo.

A advertência contra a impureza sexual não se restringe aos solteiros. O adultério continua sendo o grande motivador para o fim de muitos casamentos. Por isso o livro de Provérbios está repleto de exortações à pureza: “O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa” (Pv. 6:32). O matrimônio deve ser honrado pelos cônjuges de maneira digna, a fim de que não haja espaço para imoralidades e seduções que destruam a confiabilidade entre o casal. Esta aliança feita perante o Senhor deve resistir aos ataques deste mundo caído, mediante o poder sustentador que provém das Escrituras.

Nesta sociedade corrompida em que vivemos, mais do que nunca precisamos levantar a bandeira da pureza. Estamos rodeados de convites à impureza e a luxúria desenfreada, que dominam os outdoors e propagandas da televisão. O sexo adquiriu status de deus e domina a vida de muitas pessoas. O Senhor nos convoca para sermos defensores da pureza em mundo que trata o sexo de forma banal e casual.

 

Programa Viva com Cristo
Rádio Grande Rio AM 680Khz

Nenhum comentário: