sábado, 12 de abril de 2014

O encontro de Jesus com Nicodemos

O encontro de Jesus com Nicodemos está registrado no evangelho de João, no capítulo 3. A Bíblia diz que este homem veio encontrar-se com Jesus à noite, muito provavelmente porque não queria ser descoberto. Nicodemos era mestre da lei judaica, um estudioso das Escrituras, considerado uma grande autoridade entre os fariseus da sua época. Mas Nicodemos, apesar de ser um mestre na sua religião, estava totalmente perdido. O que este encontro tem a nos ensinar e que lições podemos extrair do encontro de Jesus com Nicodemos? Veremos algumas:

1) Não adianta termos apenas um bom conceito sobre Jesus. Nicodemos aproximou-se de Jesus e lhe direcionou alguns elogios: “Sei que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.” Nicodemos reconheceu que Jesus não era uma pessoa qualquer, ele sabia que Deus estava atuando por meio do ministério de Jesus. Muitas pessoas são assim também. Afirmam acreditar na pessoa e na obra de Cristo, e até se emocionam ao ler algumas histórias no Novo Testamento. É comum ver pessoas se referindo a Jesus como um exemplo de perfeição moral, de abnegação e de amor altruísta. Mas precisamos lembrar o seguinte: Jesus não está atrás de admiradores, Ele quer seguidores que andem nos Seus passos em obediência e submissão. Nicodemos admirava Jesus e O elogiou pelo que Jesus fazia, mas isso não era suficiente.

2) Somente o Espírito Santo traz regeneração ao coração do homem. Nicodemos ouviu uma afirmação de Jesus que o deixou totalmente desconcertado: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus; ...Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” Jesus deixou claro que não importava se Nicodemos tinha sido educado nos melhores cursos de teologia da sua época, não importava qual era a graduação de Nicodemos ou seu envolvimento profundo com a religião judaica. Isto tudo não tem absolutamente nenhum valor, se o Espírito Santo não trouxer nova vida ao homem, que está morto por causa do pecado. O homem continuará cego para as coisas de Deus enquanto o Espírito Santo não operar o milagre do novo nascimento. Este nascimento é espiritual, e acontece de acordo com o propósito soberano do próprio Deus, que tudo faz como Lhe agrada.

3) O amor de Deus foi revelado de modo maravilhoso na pessoa de Jesus Cristo. O diálogo com Jesus prosseguiu, e Nicodemos foi confrontado com mais um desafio. Um dos versículos mais conhecidos da Bíblia foi dito por Jesus nesta conversa com o mestre Nicodemos. Jesus disse: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Agora Jesus se refere ao maior amor que já foi demonstrado: Deus enviou ao mundo o Seu precioso Filho, para ser entregue em favor de homens pecadores. Somente pela fé na obra de Cristo, o homem achega-se a Deus e desfruta de comunhão eterna. Não adianta fazer penitências, não adianta seguir uma lista de regras, e não é válido agir como um fariseu na sua igreja. É necessário render-se pela fé diante de Cristo com convicção e compromisso real, constrangidos pelo infinito amor de Deus. Somente assim, pelos méritos de Cristo, o homem passa a relacionar-se com Deus de modo real e verdadeiro.

 

Programa Viva com Cristo
Rádio Grande Rio AM

Nenhum comentário: