sábado, 2 de novembro de 2013

A infalível proteção que nos é garantida

“...que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé.” (1 Pd. 1:5)

A construção do texto que Pedro nos apresenta deixa claro que tanto a salvação está guardada para os cristãos, como também que os cristão são preservados para a salvação enquanto peregrinam neste mundo. O que Pedro quer lembrar é que Deus atenta vigilantemente pelos Seus. Neste versículo, o verbo “guardar” (phroureo) tem o significado: proteção de uma fortaleza por um regimento militar. É a mesma palavra que Paulo utilizou em 2 Co. 11:32: “Em Damasco, o governador preposto do rei Aretas montou guarda na cidade dos damascenos, para me prender.” Mediante a confiança (fé) neste poder de Deus, protetor e preservador, em prol dos remidos podemos desfrutar de alegria enquanto estivermos neste mundo cheio de incertezas.

Para ilustrar podemos pensar no Salmo 46, dos filhos de Corá: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam” (Sl. 46: 1-3). Com base neste Salmo, Martinho Lutero compôs a mais conhecida de suas músicas (Castelo Forte), na qual ele declara:

Castelo forte é nosso Deus, espada e bom escudo
Com Seu poder defende os Seus
Em todo transe agudo
Com fúria pertinaz, persegue Satanás
Com artimanhas tais, e astúcias tão cruéis
Que iguais não há na terra!

Obviamente não podemos superestimar as artimanhas de Satanás e atribuir-lhe todas as coisas que nos acontecem, como fazem os pentecostais. Eles conseguem ver o diabo em tudo (no ônibus que perderam). Mas também corremos o sério risco de subestimar as astúcias de Satanás e seus asseclas, vivendo como se não houvesse o mundo espiritual. Se fosse assim, Paulo não teria advertido os cristão de Éfeso a “revestirem-se de toda a armadura de Deus, para ficarem firmes contra as ciladas do diabo.” Mas não podemos esquecer que quem nos fortalece e nos dá plena segurança é o Senhor, preservando-nos para o louvor da Sua glória.

A história não é um barco à deriva que está sem direção no mar das incertezas humanas. A história tem propósito porque o próprio Deus governa a história e tudo está convergindo para a consumação do plano perfeito do Senhor, que glorificará o Seu Nome diante de todos os povos na pessoa do Seu filho Jesus Cristo. Os céticos podem argumentar que Deus está muito atrasado na condução do Seu plano, afinal já se passaram mais de 2.000 anos deste a morte e ascensão de Jesus Cristo. Mas Deus tem em Suas mãos o poder de preservar Seu povo e Seu plano soberano através das eras. Estamos guardados nas mãos do Supremo Pastor e nada pode nos arrebatar.

Confiando e descansando no poder de Deus, temos plena certeza de que nossas vidas não estão à deriva. Há um Deus Soberano que nos preserva pelo Seu poder. Precisamos confiar que o poder de Deus nos guardará do mal, nos dará os recursos para prosseguirmos em meio às lutas e dores deste mundo, sem esquecermos da nossa própria responsabilidade de sermos perseverantes na carreira cristã. Esta certeza nos outorga profunda alegria mesmo que tenhamos que passar por duras provações. “Abrigo eterno tenho no Salvador, Ele esconde a minha vida em Seu poder / No poder de Cristo, o Mestre, minha vida salva está” (Hino 324 CC).

Cada um de nós pode desfrutar da alegria em Deus por saber que está protegido em Seu amor e fidelidade. Você e eu podemos desfrutar da mesma alegria que o salmista: “Porque tu me tens sido auxílio; à sombra das tuas asas, eu canto jubiloso.” (Sl. 63:7). O verdadeiro compromisso com a alegria cristã é real na vida dos remidos que descansam nesta promessa preciosa.

Nenhum comentário: