segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Convicção da vontade de Deus


Texto Bíblico: I Reis 1: 32-40

INTRODUÇÃO

Ter convicções é importante em várias situações da vida. Lembro-me de certa ocasião em que era necessário implantar uma nova funcionalidade de um sistema de Folha de Pagamento. Só que nenhum treinamento tinha sido oferecido para operar esta função e o manual era extremamente complexo. Nas primeiras tentativas de utilizar esta nova função do sistema o resultado não foi satisfatório, pois o sistema desligou automaticamente o pagamento de alguns servidores. Então resolvi ligar para o órgão central que controla todo o sistema e a senhora que me atendeu muito simpática disse: “Para mexer no sistema é preciso ter convicção do que está fazendo.” E esta frase ficou por um tempo na minha cabeça até que foi oferecido um treinamento para operar o sistema e então comecei a operá-lo com convicção.

E por falar em convicção temos um exemplo bem claro de Davi neste texto bíblico. Ele sabia que o seu filho Salomão seria o novo rei de Israel, esta convicção foi implantada em seu coração pelo próprio Deus. O impostor Adonias almejou ao trono de Israel, mas logo foi desmascarado pelo rei Davi que não poupou esforços para ungir e entronizar Salomão. Davi era um homem convicto da vontade de Deus e isto foi importante em várias ocasiões (ao lidar com o gigante Golias; ao preservar a vida do rei Saul; na luta contra os filisteus; ao liderar o seu povo nas guerras). Certamente Davi tinha convicção do que estava fazendo ao decidir tomar as rédeas da situação e colocar o seu filho Salomão no trono.

 “Precisamos demonstrar na prática nossa convicção da vontade de Deus”

Com base neste texto bíblico, de que maneiras nós podemos demonstrar na prática nossa convicção da vontade de Deus evidencia em seu viver? Veremos nesta noite três maneiras como nós podemos nossa convicção da vontade de Deus:

1ª. – PROCURANDO A COMPANHIA E O AUXÍLIO DE PESSOAS CONFIÁVEIS (vs. 32)

Zadoque, Natã, Benaia eram pessoas próximas do rei Davi, nos quais ele confiava plenamente. Zadoque era o sacerdote que permaneceu fiel ao rei Davi, pois Abiatar resolveu seguir o impostor Adonias. Natã era o profeta que sempre foi usado por Deus para transmitir Sua Palavra. Foi Natã quem confrontou o rei após o pecado com Bateseba e não recuou ao apresentar o juízo divino sobre a casa de Davi (2 Sm. 12: 1-14). Benaia era o comandante da guarda real e um dos valentes de Davi (1 Cr. 11: 22-24). Curiosamente, logo após Salomão ser coroado rei, ele decreta a morte de Joabe, e Benaia, filho de Joiada, recebeu a incumbência de executá-lo (1 Reis 2:26-46). Ou seja, Davi tinha ao seu redor pessoas com um extenso currículo de lealdade ao rei. Por isso, quando resolveu entronizar o seu filho Salomão o rei mandou chamar estas pessoas seletas.

Um homem convicto da vontade de Deus procura a companhia de pessoas confiáveis para que possam ser um auxílio no dia mau. Todos nós precisamos ter muito cuidado para não sermos enganados por pessoas que se aproximam com intenções malignas. Foi o que aconteceu com Amnon ao ouvir os conselhos do seu primo Jonadabe: “Deita-te na tua cama e finge-te doente; quando teu pai vier visitar-te, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha e me dê de comer pão” (2 Sm. 13:5). Este conselho foi a gota d’água para o incesto entre Amnon e Tamar.

Precisamos ser sábios para ter ao nosso lado pessoas que possam nos valer. Foi por isso que o salmista declarou: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Salmo 1:1). Hoje em dia há muitos crentes assentados na roda dos escarnecedores, iludidos por falsas amizades que zombam de Cristo e do Evangelho. Mas um homem convicto da vontade de Deus procura amizades verdadeiras que são úteis para o progresso na vida cristã.

Em sua vida você conta com o auxílio de algum Zadoque, Natã ou Benaia? Quem é o seu companheiro de lutas a quem você pode recorrer quando precisa de um auxílio? Paulo tinha um grande amigo chamado Epafrodito, seu “irmão, cooperador e companheiro de lutas.”

2ª. – APRESENTANDO INSTRUÇÕES COM CRITÉRIOS BEM DEFINIDOS (vs. 33-35)

A NVI traduz o início deste versículo assim: “ele os instruiu”. As instruções de Davi são claras e bem estruturadas. Mesmo já idoso e com o corpo enfermo, sua mente estava lúcida. E suas ordens foram enérgicas, para mostrar que sua autoridade real estava em plena vigência. Ele apresentou as diretrizes de como o seu filho Salomão seria entronizado. Os detalhes foram previamente coordenados para que a magnitude deste momento fosse evidente a todos. Davi reafirmou a autoridade sacerdotal quando Zadoque foi escolhido para ungir o novo rei.

Um homem convicto da vontade de Deus não vive dando tiros para todos os lados. Sua consciência está moldada pela Palavra de Deus, e por isso quando tem que instruir alguém, sabe apresentar as diretrizes corretas. Um conselho recebido de alguém convicto da vontade de Deus é extremamente enriquecedor e uma conversa com alguém que ouve a Deus é repleta de princípios sólidos da Palavra.

Paulo era um homem convicto da vontade de Deus. Quando Paulo escreveu sua carta à Igreja de Corinto ele não fez arrodeios para ser agradável e conquistar a maioria. Ele prontamente diagnosticou os sérios problemas daquela igreja (divisões, imoralidade, arrogância de alguns líderes, litígio entre irmãos, confusão no culto e na celebração da ceia) e ofereceu diretrizes para a solução dos problemas em Corinto, sem deixar nada subentendido. Seu propósito era edificar a igreja com critérios bem definidos baseados nas Escrituras.

Josué também foi um líder que não titubeou quando precisou apresentar os critérios para o povo de Israel. Ele foi direto ao ponto: "Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR" (Js. 24:14). Ele deixou bem claro que é impossível servir a Deus com o coração dividido.

Você tem sido apenas um repositório de informações e princípios bíblicos? Quando surgem oportunidades para orientar biblicamente você prontamente apresenta uma linha de ação coerente? A Bíblia nos diz que devemos estar sempre preparados para responder a todo aquele que nos pedir razão da nossa esperança (1 Pe. 3:15). Precisamos ser hábeis na apresentação de diretrizes bíblicas para os que estão sob nossa orientação; fazendo assim, muitas feridas e cicatrizes serão evitadas. Como discípulos do Senhor, nós precisamos apresentar a instrução correta com base na verdade bíblica, para que sejamos canal de edificação na vida de outras pessoas.

3ª. – RECONHECENDO QUE O PLANO DO SENHOR É DIFERENCIADO PARA CADA SERVO (vs. 36-37)

Davi tinha um grande sonho: edificar o templo em honra ao Senhor. Mas não era este o plano de Deus para ele. O Senhor estabeleceu que Salomão fosse o responsável pela construção do Seu grandioso templo (2 Sm. 7: 12, 13, 16). Davi não se revoltou contra os soberanos propósitos de Deus e fez uma belíssima oração de louvor e gratidão pela bondade do Senhor sobre sua vida: "Portanto, grandíssimo és, ó Senhor Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus além de ti, segundo tudo o que nós mesmos temos ouvido” (2 Sm. 7: 22). E Davi ainda animou o seu filho Salomão para que este edificasse a casa do Senhor: "Que o SENHOR seja contigo; e prospera, e edifica a casa do SENHOR teu Deus, como Ele disse de ti" (1 Cr. 22:11).

Na igreja de Corinto surgiu uma controvérsia sobre quem era o líder mais influente, Paulo ou Apolo. O apóstolo Paulo escreve para advertir a igreja: “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho” (1 Cor. 3: 6-8). Paulo entendia que cada discípulo tem um papel diferenciado na edificação da igreja de Cristo.

Deus tem um plano diferenciado para cada servo e nós precisamos ser humildes para reconhecer isto. Muitos cristãos sentem-se mal quando observam outros desempenhando atividades que eles gostariam de exercer. Mas Deus estabeleceu dons específicos para cada servo dEle, esta é a beleza da igreja. Todos nós temos um papel a exercer com base na capacitação espiritual recebida de Deus. Então, quando estamos convictos da vontade de Deus para nossas vidas, não levantamos dúvidas mesquinhas quanto ao papel que outros estão exercendo no reino.

Todos nós somos despenseiros a quem Deus confiou dons para a edificação do corpo de Cristo. E “o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel” (1 Cor. 4:2). Você tem sido fiel no desempenho de sua missão? Não busque desempenhar o papel que não é seu, pois certamente não dará certo. A igreja só vai amadurecer e desenvolver quando cada crente estiver exercendo o dom para o qual foi capacitado.


 
MARCOS AURÉLIO DE MELO
SERMÃO NO LIVRO DE I REIS

Um comentário:

edna disse...

Edna Maria disse...

Maravilhoso este sermão do livro de Reis.
Falou muito ao meu coração, que o Senhor continue te usando para falar com tanta clareza.

Fica na paz do Senhor Jesus.