sexta-feira, 13 de julho de 2018

UMA FÉ SEDENTÁRIA



O sedentarismo é um estilo de vida perigoso que passou a ser moda no século XXI. Este estilo de vida, de pouca ou nenhuma atividade física, geralmente acarreta diferentes problemas de saúde para o corpo. Muito vinculado à obesidade e a doenças cardiovasculares, é considerado um dos grandes males da era contemporânea, que atinge pessoas em diferentes faixas etárias.

Se os prejuízos advindos do sedentarismo são graves para o corpo, o que dizer quando a fé se torna sedentária? Partindo desta analogia, a fé sedentária pode ser definida como aquele tipo de fé que não é exercitada, que não gera obras dignas do verdadeiro arrependimento. A fé sedentária é aquela que se contenta em ouvir bons sermões ou fazer leituras esporádicas da Bíblia, sem ir além da letra. A fé sedentária resume-se meramente ao uso do intelecto; não se dispõe a arregaçar as mangas em prol do reino do Senhor ou suar a camisa por ações nobres e salutares para o corpo de Cristo. A fé sedentária é cheia de indiferença e falsas percepções acerca do cristianismo: não se importa com o próximo, para não ter nenhum trabalho a fazer. Em suma, a fé sedentária é a causa de inúmeros problemas no seio da igreja.

O apóstolo Paulo, escrevendo ao jovem pastor Timóteo,  incentiva-o a exercitar-se pessoalmente na piedade. E complementa: “pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser” (1 Tim. 4:8). Exercitar-se na piedade é tirar a fé do sedentarismo, é mover-se em direção aos propósitos estabelecidos por Deus em Sua Palavra, é sair da zona de conforto tão agradável ao nosso velho homem e não se deixar corromper pela corrupção que há no mundo.

Claramente se percebe que a fé sedentária resulta de um entendimento equivocado do próprio Evangelho. A obra salvadora efetuada por Cristo vai muito além de nos garantir um descanso eterno nos céus. A graça de Deus nos capacita a viver livres do sedentarismo espiritual que tantos prejuízos tem trazido ao corpo de Cristo. Portanto, coloquemos a nossa fé em ação, sempre guiados pela orientação das Escrituras, e que nossas almas sejam fortalecidas pelo exercício constante na piedade visando sempre a glória do Senhor.

Nenhum comentário: