quinta-feira, 19 de julho de 2012

Um viver sob a ótica correta

Como discípulos de Cristo precisamos viver sob a ótica correta. Deus requer de cada um de nós que sejamos luz, e que esta luz seja um farol para que outros conheçam a pessoa bendita de Cristo. Para isso precisamos enxergar a vida sob a perspectiva correta, de uma forma totalmente diferente como este mundo está acostumado a enxergar.

Qual é a sua cosmovisão?
O termo cosmovisão quer dizer o modo pelo qual uma pessoa vê ou interpreta a realidade a sua volta. Este processo molda aquilo que cremos, afeta como vivemos, forma nossos valores e governa nossas ações, inações, ou reações na vida. Precisamos enxergar a vida por meio das lentes das Escrituras. Somente por meio da orientação do próprio Deus teremos uma visão acurada para não tropeçarmos neste mundo.

"Os olhos são a lâmpada do corpo"
Ao dizer que os “olhos são a lâmpada do corpo”, a ênfase de Jesus não é sobre a fisiologia humana. Ele quer nos ensinar a respeito da grande influência que os nossos desejos exercem sobre as nossas vidas. Nosso corpo vai onde nossos olhos estão focados, e nossos olhos terão o foco naquilo que o nosso coração deseja. Se nosso coração deseja coisas mundanas, então coisas mundanas serão o nosso foco e é isso que vamos perseguir. Porém, se nosso coração verdadeiramente deseja as coisas de Deus, então nossos olhos vão estar fixos nestas coisas, e nós vamos buscá-las de todo coração.

O que nos mostra se o olho é bom, é como ele enxerga Deus em relação aos atrativos deste mundo. O olho bom vê Deus e Seus caminhos como o grande Tesouro na vida, e não o dinheiro ou quaisquer coisas passageiras que este mundo nos oferece diariamente.

Todos os ídolos que se estabelecem no coração do homem são resultado de um olhar distorcido para as coisas que nos cercam. O olho mau enxerga o "aqui e agora" como tudo o que realmente importa. É uma visão marcada pelo imediatismo e pelo materialismo. Jesus quer alertar que este tipo de visão coloca nossas vidas em densas trevas. Muitos cristãos estão tateando no escuro porque passaram a amar este mundo da forma errada.

“Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti.”(Pv. 4:25)


APLICAÇÕES:
Não alimente seus olhos com a impureza. Faça uma aliança com seus olhos para não entregá-los à lascívia (Jó 31:1). Desvia os seus olhos daquilo que pode ser um tropeço para seu coração, como a pornografia, pois ela certamente será uma cova para seus pés.

Não alimente seus olhos com as riquezas materiais. Alguém que está iludido com o materialismo perde o bom senso e fará qualquer coisa para obter o que o seu coração deseja (1 Tm. 6:10). Muitos nesta cobiça já se desviaram da fé em Cristo.

Não alimente seus olhos com a glória pessoal. Muito cuidado com os elogios que recebe. Cultive sempre um coração humilde que reconhece que a Deus pertence toda glória. Tudo que fazemos não deve estar mascarado com o objetivo de nos tornar o centro das atenções.

Não alimente seus olhos com falsas alegrias. O discípulo entende que a verdadeira alegria este mundo não pode oferecer. Por isso, seu coração não encontra alegria no que a mídia sugere através de filmes, músicas e novelas.

Devemos vigiar constantemente para que a luz que afirmamos ser não se torne apenas um conceito religioso sem efeito nenhum. Onde está o nosso brilho como servos de Cristo Jesus? Que o nosso olhar esteja direcionado para o Autor e Consumador da nossa fé, e assim correremos com perseverança a carreira que nos está proposta (Hb. 12:1-2).


MARCOS AURÉLIO DE MELO
ESTUDO EBD JOVENS
SERMÃO DO MONTE


Nenhum comentário: