sábado, 2 de julho de 2011

Justiça própria

A justiça própria é inimiga do evangelho de Cristo. O homem que deseja buscar a Deus por meio de suas boas obras ou através de atos de justiça pessoal, na verdade está totalmente equivocado. O evangelho de Cristo não busca homens e mulheres de alta qualidade, que se intitulam bons e desfrutam de uma sensação de auto-suficiência. Jesus foi duro com os fariseus que pensavam assim. Os fariseus eram profissionais da religião, que desejavam mostrar uma aparência espiritual para todas as pessoas em redor. Eles eram considerados homens bondosos porque faziam doações aos pobres e davam esmolas. Suas vidas eram exemplares, mas havia um grave problema no coração.

Em Lucas 18: 9-14, Jesus contou a história de um fariseu e um publicano. Os publicanos eram pessoas que cobravam impostos e repassavam o dinheiro para o império Romano. Certa vez um fariseu e um publicano foram a templo para orar. E Jesus contou com detalhes como foram as orações destes dois homens.

O fariseu, baseado em sua justiça própria orara de si para si, dizendo: "Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Faço jejum duas vezes por semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo." A oração deste fariseu estava baseada em si mesmo: ele era o centro de sua oração. Seus lábios não conseguiam expressar outra coisa, a não ser elogios que exaltavam o seu bom comportamento. Ele se achava homem mais bondoso da terra e por isso até desprezou o publicano que estava ali no templo também. Suas palavras mostram que em seu coração só havia espaço para ele mesmo.

Este fariseu representa todas as pessoas que confiam em sua própria justiça diante de Deus. Quando o homem começa a pensar que é alguma coisa diante de Deus já começou a agir como um fariseu. Todos nós agimos como fariseus quando confiamos em nossas boas obras para ganhar a aprovação de Deus. Todos nós agimos como fariseus quando realizamos algo tentando impressionar Deus de alguma forma. Todos nós agimos como fariseus quando fazemos orações exaltando nossa boa conduta. O homem pecador é assim: não consegue pensar em mais nada, a não ser nele mesmo.

Foi por isso que Jesus disse a todos que desejavam segui-lo: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e cada dia tome a sua cruz, e siga-me” (Lc. 9:23). Em outras palavras, Jesus nos desafia a desistirmos de nossa autossuficiência se quisermos ser verdadeiros discípulos de Cristo.

Você tem se comportado como um fariseu ao longo de sua vida? Você tem baseado toda a sua história na tentativa de agradar a Deus da sua própria maneira e pensa que já tem muito crédito diante d’Ele? Eu gostaria de convidá-lo a repensar sua vida por meio do Evangelho de Cristo, que nos ensina a confiar na graça de Deus para desfrutarmos de Sua aprovação.






MARCOS AURÉLIO DE MELO
MEDITAÇÃO PARA PROGRAMA DE RÁDIO




Nenhum comentário: