sábado, 5 de março de 2011

Os prazeres da carne

Por que o homem sempre busca a satisfação de seus prazeres? Neste período de Carnaval podemos observar que muitas pessoas se entregam ainda mais aos vícios e paixões carnais, e dizem que o importante é curtir ao máximo estes dias de folia. As escolas de samba e os trios elétricos levam para a avenida mulheres nuas ou seminuas e os apelos ao sexo são visíveis. Além disso, vários acidentes de carro são causados nesta época porque as pessoas bebem, perdem a noção do perigo e acabam com suas vidas e também a vida de outros. Mas o que será que a Bíblia nos diz sobre este assunto. Por que o homem está sempre interessado em satisfazer os seus prazeres carnais?

A Bíblia diz que todos nós temos uma natureza pecaminosa. O pecado habita em cada pessoa na face da terra. Todos os homens carregam dentro de si o desejo para satisfazer os prazeres do seu corpo de uma forma pecaminosa. Ou seja, o homem é escravo dos seus prazeres e pecados desde o seu nascimento. E esta natureza pecaminosa se manifesta de várias formas e em todo momento, mas na época do Carnaval as pessoas fazem questão de extravasar ainda mais seus desejos pecaminosos. O homem sempre está interessado em satisfazer seus prazeres carnais porque as cobiças do seu coração são despertadas pelo pecado que existe dentro dele.

Paulo escreve aos cristãos de Roma, na carta de Romanos 13:12-14, as seguintes palavras: “Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne em suas concupiscências.” O que Paulo quer nos ensinar é que existe uma solução para o grave problema do pecado que escraviza o homem. Para isto é necessário que haja um novo nascimento espiritual. Somente por meio do novo nascimento é que alguém poderá ser revestido do Senhor Jesus Cristo. Este novo nascimento é a conversão genuína por meio do arrependimento diante de Deus, que traz perdão aos pecados por meio do sangue de Cristo derramado na cruz.

Mas mesmo após a conversão o crente não está livre do pecado, pois o coração pecaminoso sempre vai procurar mostrar a sua força. O desejo de aproveitar ao máximo os prazeres da carne vai continuar existindo. Porém, com o auxílio de Cristo e do Espírito Santo, o crente tem condições de dizer “não” aos apelos do seu coração pecaminoso, e se pecar, tem um perfeito Advogado junto ao Pai. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar (I João 1:9).

Meu amigo, neste período de Carnaval o seu objetivo é curtir ao máximo e aproveitar os prazeres que a carne e o mundo oferecem? Isto acontece porque você é escravo das suas próprias paixões. Mas eu gostaria de dizer que é totalmente possível viver livre desta escravidão por meio da graça de Deus por meio de Cristo Jesus. Ainda hoje você pode confessar que depende inteiramente de Cristo para viver em liberdade, sem as algemas que lhe prendem à festa da carne. Pense nisso nesta tarde e não se iluda com os prazeres do pecado. A verdadeira alegria não se encontra nas orgias ou nas folias, nem é motivada por prazeres carnais, mas em Deus que é a fonte da verdadeira alegria e do prazer.


MEDITAÇÃO PARA PROGRAMA VIVA COM CRISTO
MARCOS AURÉLIO DE MELO

Nenhum comentário: