sábado, 8 de agosto de 2009

A filosofia da nossa época

“TUDO SUCEDE IGUALMENTE A TODOS”
(palavras de Salomão no auge da sua melancólica reflexão em Eclesiastes 9:2)

Numa visão estreita da realidade humana, o sábio Salomão até tinha razão ao afirmar isto. O fim da vida terrena é o túmulo, para aqueles que pensam: “morreu, acabou”. As pessoas neste mundo buscam apenas um lugar ao sol enquanto vivem aqui, sem dar a mínima importância ao que a Bíblia ensina sobre o destino após a morte. É como o homem rico descrito em Lucas 12: 16-21, que tinha muitos bens ao seu dispor, mas não deu importância ao destino da sua alma.

A filosofia com suas grandes indagações, procura responder às primeiras questões do homem: “quem sou eu, onde estou, de onde vim, para onde vou?” O filósofo Nietzsche, que defendeu a idéia da morte de Deus, disse ao final de sua vida: “Se realmente existe um Deus vivo, sou o mais miserável dos homens.” Deus nos criou e Ele sabe o modo correto como vida funciona, por isso a Bíblia é único guia seguro para entendermos estas questões.

No livro de Eclesiastes, o que Salomão quer dizer é o seguinte: “Eu pensei que viver sem Deus e com Deus era tudo a mesma coisa, não valia a pena. Tive toda a condição de tentar dos dois jeitos, mas cheguei à seguinte conclusão: sem Deus, não há vida verdadeira.” A grande verdade que encontramos no livro de Eclesiastes é a futilidade da vida quando a vivemos sem temer a Deus e glorificá-Lo.

Todos nós um dia iremos morrer, se Cristo não voltar antes. Sendo assim precisamos estar preparados a ponto de dizer como o apóstolo Paulo: “Para mim, o viver é Cristo, e morrer é lucro.” John Piper escreveu o seguinte:

“A maneira de honrar Cristo na morte é valorizar Jesus acima do dom da vida, e a maneira em que honramos Cristo na vida é valorizar Jesus acima das dádivas da vida.”

(Extraído do livro: Não jogue sua vida fora, Editora Cultura Cristã)


Deus nos colocou neste mundo com o propósito sublime de viver para a Sua glória. Precisamos também chegar ao final de nossa vida de tal forma que o Seu nome seja glorificado. “O importante não é começar bem, mas terminar melhor.” Então, é necessário aplicar os princípios de sabedoria das Escrituras, para que sejamos perfeitos e perfeitamente habilitados para toda boa obra (2 Tim. 3:17). Um dia teremos que prestar contas de toda a nossa vida diante do Senhor – no Tribunal de Cristo que Paulo descreve em 2 Cor. 5:10.

Não se deixe levar pela filosofia da nossa época que afirma que o importante é desfrutar esta vida, sem deixar de experimentar nenhum prazer. Não caia nesta idéia diabólica que o destino é o mesmo para todos e assim não há necessidade de viver de modo agradável a Deus. Se nós estamos sendo influenciados por esta filosofia, isto demonstra o pouco valor que Cristo tem para nós.

Marcos Aurélio de Melo

Nenhum comentário: