segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vigor Espiritual






CLIQUE NO PRIMEIRO BOTÃO ACIMA PARA VISUALIZAR EM "TELA CHEIA"

MARCOS AURELIO DE MELO

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Zumbis espirituais

“Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto” (Apocalipse 3.1b).

Alguns filmes retratam a figura dos zumbis, aqueles seres mortos-vivos que andam cambaleando pelas ruas apavorando as pessoas e criando confusão de todo tipo. O zumbi é um ser humano dado como morto que foi posteriormente desenterrado e reanimado por meios desconhecidos.

Pensando neste personagen fictício, comecei a refletir sobre o cristianismo que tem se propagado em nossa geração. Não tenho receio em afirmar que a carta dirigida à igreja de Sardes no primeiro século poderia muito bem ser endereçada a muitas igrejas nos dias de hoje. A denúncia de Jesus é muito forte: a igreja de Sardes tinha aparência e nome de que estava viva, mas sob o crivo divino, na verdade estava morta e em processo de putrefação. Então, um paralelo pode ser traçado e por isso eu passarei a descrever os zumbis espirituais dos nossos dias, que apenas aparentam estar vivos.

Os zumbis espirituais se ajuntam domingo após domingo em templos neste mundo afora. Suas reuniões são agitadas, com muito barulho e estardalhaço. A euforia toma conta do lugar, mas não há verdadeira vida neste ambiente. Deus não é entronizado como verdadeiro Senhor e Rei. As manipulações psicológicas dão a tônica da programação e os apelos para buscar e usar o poder interior são repetidos à exaustão. A pregação não se pauta nas Escrituras – é somente uma palestra motivacional para levantar o astral dos zumbis. Embora os indicativos sejam de vida, o odor é de morte. Na verdade, Os zumbis espirituais gostam de aparentar vida, pois assim podem disfarçar o desespero profundo que não se cala em suas almas.

Mas não podemos negar que também existem zumbis espirituais dentro de igrejas que zelam pela sã doutrina. Nestes casos, os zumbis espirituais são bons ouvintes da exposição feita com base na Palavra de Deus. Quando o pastor termina o sermão bíblico, seus corações estão cheios de determinação para fazer ajustes necessários em seus caminhos. Em pouco tempo esta motivação cessa e não há nenhuma mudança efetiva. Os zumbis espirituais se contentam com a mera letra e por isso abarrotam suas mentes com princípios bíblicos. São leitores vorazes de livros best-sellers que ensinam a viver do modo que agrada a Deus. O grave problema é que nenhuma modificação é observada no procedimento diário de um zumbi espiritual, pois ele não é um praticante da Palavra, apenas um ouvinte.

Os zumbis espirituais não demonstram nenhuma profundidade no relacionamento pessoal com Cristo. Eles não consideram a oração como indispensável, e por isso não nutrem a intimidade com Jesus tão necessária e vital. Na verdade, não existe nenhum ardor no coração deles pela presença e comunhão com o Senhor. A letargia espiritual é notória pois o zumbi espiritual apenas se finge de vivo.


Estas são apenas algumas das características dos zumbis espirituais. Se você desejar acrescentar mais uma, fique a vontade e deixa o seu comentário.