Uma antiga música do grupo Logos apresenta um quadro inquietante. A canção traz em sua letra a seguinte declaração: "Há sorridentes bebendo as próprias lágrimas do coração." Em outras palavras, há pessoas que até carregam um sorriso no rosto, mas por dentro estão corroídas de tristeza ou desilusão profunda com os fardos e intempéries desta vida. Colocar um sorriso no rosto e esbanjar alegria pelos poros não é tão difícil. Com um pouco de treinamento é possível, e principalmente quando o foco é passar para as demais pessoas em redor que tudo está bem e as realizações estão seguindo de vento em popa. Mas o coração em paz e cheio de júbilo pela presença sempre confortadora do Senhor, ah, deixa isso pra lá...
Não podemos viver de aparências por muito tempo. Um dia a máscara vai cair, e quando este dia chegar um desespero terrível se fará presente e turvará os propósitos de quem andou por muito tempo esbanjando uma alegria superficial. Por isso é fundamental que a alegria transmitida seja resultado real de uma alegria mais profunda e duradoura que tem como fundamento o próprio Deus. Qualquer autoimagem de alegria produzida artificialmente que não tenha Deus como fonte e sustento, é pura ilusão. Em questão de tempo tornar-se-á evidente a realidade das lágrimas presentes no coração.
É fato que neste mundo as aflições são incômodas e causam tristeza. Não defendo que a alegria seja sempre a tônica desta vida, afinal em alguns momentos iremos desanimar. Mas aqueles que conhecem Deus de uma forma pessoal, não encaram a vida com um palco para demonstrar falsas alegrias e nem para chafurdarem-se num vitimismo fútil. Há um santo regozijo no coração do cristão que é claramente perceptível, sem forçar sorrisos no meio da plateia. Ademais, o cristão que comunga com o Senhor, a despeito das lutas e dores cotidianas, encontra razão para ter esperança no Senhor, real e profundamente.
Alegria genuína não se produz artificialmente. Faz-se necessário ter vida com Deus em cada instante do caminho que temos pela frente. E nutridos pelo relacionamento autêntico com o Senhor, com o coração repleto da paz que excede todo entendimento, poderemos afirmar junto com o salmista: "Folguem e em Ti se rejubilem todos os que Te buscam; os que amam a Tua salvação digam sempre: O Senhor seja magnificado!" (Salmo 40:16)
Nenhum comentário:
Postar um comentário