quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Um diagnóstico confiável

"Nosso verdadeiro estado moral e espiritual só pode ser revelado pelo Espírito e pela Palavra."
(A. W. Tozer)


A Bíblia nos adverte que o coração do homem é enganoso ao extremo (Jr. 17:9). Sendo assim, não é seguro confiar nos ditames do coração ou seguir a sua vontade. É muito perigoso ouvir os sussurros que o nosso coração emite, pois ele não é uma fonte confiável. E quando o crente começa a avaliar a sua condição moral/espiritual conforme os parâmetros do coração, as conclusões não serão realistas e verdadeiras.

Nossa verdadeira condição espiritual só pode ser diagnosticada precisamente com o auxílio do Espírito Santo, que sonda os nossos corações. É Ele quem discerne as intenções e motivações que estão abaixo da superfície do coração humano. No Salmo 26:2, o salmista faz um pedido que engloba seu homem interior: "Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos." Este texto confirma que somente o Espírito do Senhor pode realizar um exame acurado a nosso respeito. As pessoas ao nosso redor possuem apenas impressões sobre nós, mas quem nos conhece profundamente é o Senhor. É possível manter uma aparência espiritual diante das pessoas, mas não há como ser hipócrita diante do nosso Deus, pois Ele sonda o nosso interior e conhece tudo sobre nós.

Além disso, nossa verdadeira condição espiritual é demonstrada pelo julgamento que vem das Escrituras. A Palavra de Deus é mais cortante que qualquer espada afiada dos dois lados e por isso penetra em nosso coração. Sua autoridade nos mostra que não existem relativos e que o padrão absoluto é a santidade de Deus. Quando estudamos a Palavra com humildade e santo temor, somos confrontados constantemente. As Escrituras servem como um prumo que aponta as nossas imperfeições e as medidas necessárias para saná-las com o auxílio do Espírito de Deus. Sendo assim, não podemos julgar nossa condição espiritual ou moral pelas opiniões ou sugestões deste mundo em que vivemos, ou pelas respostas imediatistas do homem moderno. A condição verdadeira do nosso coração é revelada pela Palavra, que nos mostra como viver e agradar a Deus.

Concluindo, não há como viver de modo agradável a Deus sem passar pelo diagnóstico que é feito pelo Espírito de Deus mediante a Sua Palavra. Não temos condições de sondar nossos corações e obter um resultado confiável, por isso dependemos inteiramente da ação do Espírito Santo e do respaldo bíblico.

MARCOS AURÉLIO DE MELO
BREVE MEDITAÇÃO BÍBLICA

Um comentário:

Paulo Brasil - Atraves das Escrituras disse...

Irmão,

sumário oportuno para reorientar mentes e corações.

que o Senhor seja louvado.