sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Seis razões porque é importante saber como Deus o salvou

  1. Saber como Deus o salvou capacita você a sentir uma apropriada gratidão a Deus. Você não pode ser grato pelo que Deus fez, se você acha que foi obra sua (Romanos 6:17).
  2. Saber como Deus o salvou capacita você a admirar e adorar a gratuidade da graça salvadora de Deus (Efésios 2:5), a grandeza do seu amor particular (Efésios 2:4), e a doçura da sua força irresistível (1 Coríntios 1:18 ).
  3. Saber como Deus o salvou ensina você a viver e a servir na dependência do suprimento contínuo da mesma graça capacitadora (Gálatas 3:3-5). "Sirva pela força que Deus supre" (1 Pedro 4:11).
  4. Saber como Deus o salvou mostra que você precisa evangelizar os outros, com a expectativa de que Deus há de fazer o trabalho decisivo, não você. Na evangelização o seu testemunho é indispensável, mas a obra de Deus é decisiva (1 Coríntios 3:5-7).
  5. Saber como o Deus salvou lhe oferece esperança para o mais difícil dos pecadores e para o campo missionário mais resistente. "Porque todas as coisas são possíveis para Deus" (Marcos 10:27).
  6. Saber como o Deus salvou lembra que você tem um testemunho impressionante a compartilhar. Você estava cego, mas agora você vê. Você estava morto, mas agora você está vivo. Você estava descrente, mas agora você enxerga Jesus como extremamente belo e desejável. Você pode compartilhar isto com a autoridade inigualável que procede de Deus.


    Autor: JOHN PIPER, texto traduzido e adaptado

    Fonte: http://www.desiringgod.org/blog/posts/the-value-of-knowing-how-god-saved-you

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mortificando o velho homem

guerra

"Você não pode acariciar o pecado como faz com um animal de estimação; você não pode tirar do pecado a sua qualidade de selvagem ou torná-lo menos perigoso. O mal não pode ser domesticado. O pecado está pronto para atacar sua fé a qualquer momento."

Trecho do livro Licensed to Kill, de Brian Hedges


Mortificação é uma palavra um tanto quanto estranha ao nosso vocabulário. De acordo com o dicionário Houaiss da língua portuguesa, mortificar significa: fazer desaparecer, dissipar, desvanecer, matar aos poucos. O ensino bíblico é bem claro: somos convocados a mortificar o velho homem, com suas paixões e concupiscências. Por isso, precisamos lembrar diariamente que não estamos num parque de diversões, mas num campo de batalha ferrenha. A vida cristã é uma luta, que tem por objetivo matar o "eu" e fazer com que o pecado exerça cada vez menos domínio sobre cada um de nós. Paulo esmurrava o seu corpo. Esta é uma linguagem figurada para mostrar a grande batalha que o apóstolo travava consigo mesmo. O fato é que o pecado está sempre pronto a nos enfranquecer e conquistar a primazia. Não podemos brincar com o pecado, não podemos fazer do velho homem nosso amigo e nunca podemos baixar a guarda com relação às paixões carnais.

Cristo morreu para sermos justificados diante do Deus Santo. O sacrifício do Cordeiro perfeito, ofertado de uma vez por todas no monte do Calvário, é o preço justo para pagar a penalidade do pecado que herdamos de Adão. Deus nos justificou por Sua graça e continua nos santificando também mediante a Sua graça abundante. Fomos justificados em Cristo para sermos santificados diariamente, mortificando o velho homem com seus desejos pecaminosos. Deus graciosamente nos supriu de recursos espirituais para que sejamos vitoriosos na luta contra o pecado. Portanto, podemos confiar que há esperança real para que sejamos mais do que vencedores na luta contra o mal que habita em nós.

Dependência de Deus e da Sua Palavra é uma medida fundamental nesta batalha. Obviamente, isto não nos isenta da responsabilidade de suarmos diariamente nas trincheiras desta vida, com esforço santo na luta contra o pecado. Somos plenamente responsáveis pelo nosso crescimento em santidade, submissos ao poder capacitador que opera em nós, na pessoa bendita do Espírito Santo. Portanto, nesta batalha não podemos esquecer que é necessário suor (esforço pessoal) e dependência (de Deus), duas vertentes na santificação que não se anulam. Ergamos, pois, o nosso pendão e lutemos bravamente!


Marcos Aurélio de Melo

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Faltas ocultas

“Quem há que possa discernir as próprias faltas?
Absolve-me das que me são ocultas.”

(Salmo 19:12)

Neste texto o salmista Davi escancara a sua própria pecaminosidade. E ele acerta em cheio. Um pecador não tem capacidade para discernir todos os pecados que comete pois o pecado possui embutido um fator ludibriador. O nosso coração pecaminoso é extremamente enganoso e pode nos transmitir o sinal de que tudo está bem. Este coração pode mascarar a realidade de nossa real condição diante de Deus quando, por exemplo, fazemos algum benefício em prol do Reino do Senhor. Ficamos empolgados com os feitos realizados, mas esquecemos que há pecado oculto em nosso coração que Deus enxerga muito bem, pois Ele sonda o nosso interior e vê se há caminhos maus em nosso viver.
Precisamos orar como o salmista e viver diante do Senhor com temor constante pois o nosso ego pode facilmente "pregar peças" em nossas consciências, que acabam ficando cauterizadas e insensíveis perante as exortações da Palavra de Deus.

“Ah, Senhor, livra-me de uma vida fantasiosa, pois sei que Tu conheces perfeitamente o meu ser e sabe que não sou de fato o que Tu queres que eu seja. Ajuda-me neste caminhar, reconhecendo que nenhum pecado passa despercebido ante a Tua presença.

Em Nome do Teu Filho, Amém!”